Criada em 1968 a Cooperativa de eletrificação rural foi pioneira no fornecimento de energia para a área rural no Brasil


A partir da metade da década de 50 o desenvolvimento do Brasil começou a acentuar-se, com achegada da indústria automobilística e do milagre econômico do “50 anos em 5” com o Presidente Juscelino Kubitschek. 

Na década de 60 a área rural também se desenvolvia com grande rapidez e para fazer parte desse desenvolvimento, o homem do campo necessitava essencialmente de energia.

Os agropecuaristas de Arapoti, como sempre de grande visão e antecipando-se aos programas governamentais de eletrificação rural reuniram-se e em 02 de Dezembro de 1968 fundaram a CERAL – Cooperativa de Eletrificação Rural de Arapoti Ltda.

Dr. Mozart, Pres. Sr. Rivadavia, Pref. Sr. Emilio, Senhor Leffers, Dr. Laércio.
Sr. Roberto Galvani, Pref. Emilio, Sr.José Miró e Sr. Joaquim F.Junqueira na colocação do primeiro poste.

Os pioneiros, capitaneados pelo então prefeito municipal Sr. Emílio Carneiro Klüppel e com a presença de representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário, elegeram a primeira diretoria da Cooperativa. Logo após a fundação iniciaram- se as construções das redes de distribuição de energia e negociações que culminariam no financiamento de 92 Km de rede, que no início da década de 70 já estavam concluídas.

Vale lembrar que o município de Arapoti foi o segundo município do Estado do Paraná a conseguir financiamentos para construção de redes de distribuição de energia., sendo o primeiro a fazê-lo através de uma Cooperativa de Eletrificação Rural.

Na busca do desenvolvimento da área rural a CERAL continuamente constrói redes de energia e atualmente possui 500 Km, distribuídos entre os municípios
de Arapoti, Jaguariaíva, São José da Boa Vista e Piraí do Sul, atendendo a aproximadamente 1.000 unidades consumidoras.

Em outubro de 2008 a Ceral, através de um desmembramento dividiu-se em duas empresas, a Cooperativa de Infraestrutura de Arapoti e a Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Arapoti, a CeralDis. Regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL em novembro de 2008 a CeralDis passou a ser distribuidora de serviços públicos.

Hoje, passados mais de 50 anos de fundação com uma constante evolução tecnológica e investimentos em equipamentos e recursos humanos, o grupo Ceral fornece a cada dia uma melhor qualidade de energia, gerando confiança e bem-estar a seus associados.

Pensando sempre no futuro a Cooperativa é um orgulho para seus associados e para todo o município de Arapoti e região